FORMAÇÃO EM IMPACTO SOCIAL - MANAUS
DE 4 DE OUTUBRO A
7 DE DEZEMBRO 2019
UM CURSO PARA INTERESSADOS EM DESENVOLVER
HABILIDADES, EXPERIÊNCIAS E REDES DE CONTATOS NECESSÁRIAS PARA O SUCESSO PROFISSIONAL DE IMPACTO
| A FORMAÇÃO EM IMPACTO SOCIAL
Mude sua vida, treinando com facilitadores experientes, desbloqueando seu potencial e se preparando para construir a carreira que VOCÊ realmente quer.
A formação oferece ferramentas, inspiração e autodesenvolvimento para que você se torne líder de impacto social. Somos especialistas em quebrar paradigmas e em ensinar a pensar de um jeito disruptivo.
| INOVAÇÃO SOCIAL
O desafio é olhar a realidade com outras lentes, buscando formas de curar o mundo:
Inovação: deve ser novo para o usuário, o contexto ou em sua aplicação. Deve ser melhor do que a realidade existente, mais eficiente, eficaz, sustentável ou justa.
Social: o valor criado é destinado à sociedade como um todo, em vez de indivíduos particulares. Isso também inclui o meio-ambiente.
COMO SE TORNAR UM INOVADOR SOCIAL? CLIQUE AQUI E ASSISTA O VÍDEO!
| APRENDIZAGEM
Os alunos aplicarão na prática a metodologia do Amani Institute de inovação social através de um projeto: o Currículo Central, que acompanha e costura a jornada de aprendizado.
Complementa o Currículo Central os 3 pilares:
Caminhos para Impactar: cursos voltados para apresentar formas que já estão sendo praticadas e comprovadamente geram impacto social. Exemplos: Agrofloresta, Permacultura, Empreendedorismo Social, Biomimética, entre outros.
Ferramentas para Impactar: cursos voltados para o conhecimento e desenvolvimento de ferramentas indispensáveis nos dias de hoje e que são cruciais para aqueles que trabalham com impacto social. Exemplos: Storytelling, Mensuração e Avaliação de Impacto, entre outros.
Eu Impactando: cursos voltados para o autodesenvolvimento, alinhamento de propósito e sustentabilidade pessoal como um agente de mudança. Exemplos: Teoria U, Comunicação Não Violenta, entre outros.
Etapa 1 - Imersão inicial
Abordará o conceito de Inovação Social, tendências e contexto global (tecnologias, urbanização, previdência), exemplos mundiais de projetos de inovação social e a explicação da metodologia Amani.
Etapa 2 - Diálogos Saudáveis (Comunicação Não Violenta)
Desenvolvendo a escuta e a fala empáticas.
Etapa 3 - O futuro (e o presente) da Amazônia
Apresentação do contexto manauara, dos desafios reais e de projetos que os encaram como oportunidades, bem como uma visão do olhar do investidor.
Etapa 4 - Storytelling
Como contar histórias para acelerar a transformação social.
Etapa 5 - Ecossistema de Inovação Social
Contexto sobre o ecossistema e reflexão acerca das aptidões, disposições e interesse individual, de modo a contribuir com solução de problemáticas mundiais.
Etapa 6 - Mensuração de e Avaliação de Impacto
Empreendedores de impacto conhecem, mensuram e avaliam seu impacto periodicamente.
Etapa 7 - Imersão final
Apresentação e compartilhamento da experiência do desenvolvimento do Currículo Central e próximos passos. Reflexões sobre o aprendizado e celebração desta jornada.
| O PROGRAMA
| EQUIPE
Professores
Fundadora do Actveda, negócio com impacto social que deixa o autoconhecimento acessível a todos para construção da paz. Desenvolve palestras, cursos e programas relacionados aos temas de cultura de paz, mediação de conflitos, liderança e autoconhecimento. Ganhou o prêmio “Mulher da década em liderança comunitária e mudança social” no Woman Economic Forum, Delhi, em 2017. Desde 2003 é coordenadora no Projeto Aparigraha, que oferece Yoga como ferramenta de transformação para meninas em privação de liberdade na Fundação CASA, assim como, técnicas de auto gerenciamento das emoções e valores. Em 2016 fundou o Instituto Mundo Aflora, uma organização social geradora de oportunidades para a reintegração de jovens em conflito com a lei.
ActVeda
Renata Mendes
É escritor, possui um histórico de trabalho social (principalmente, junto às pastorais), tem um compromisso com a região amazônica e busca juntar pessoas que estão empenhadas em impactar positivamente a sociedade. Tem muito conhecimento sobre a história do desenvolvimento sócio-econômico de Manaus e pode contribuir com trabalhos inovadores alertando para torná-los mais efetivos, partilhando erros e acertos de experiências passadas.
CIEAM/FIEAM
Alfredo Lopes
Pesquisadora em Economia e Negócios Sustentáveis do Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (IDESAM), em Manaus, e Coordenadora do Programa de Aceleração da Plataforma Parceiros pela Amazônia. Nascida em Rio Claro/SP, é economista pela Universidade de São Paulo (ESALQ/USP). Possui experiência no desenvolvimento de análises econômico-financeiras para fomentar cadeias de valor sustentáveis da Amazônia e, desde a graduação, desenvolve pesquisas e extensão focados no desenvolvimento sustentável rural, qualidade de vida e geração de renda a agricultores familiares e comunidades rurais e ribeirinhas.
IDESAM
Ana Carolina Bastida
É diretor e roteirista do documentário de longa-metragem “Um Novo Capitalismo” (Netflix), sobre negócios sociais. Escreveu dezenas de roteiros de cinema e storytelling, entre eles os documentários Danado de Bom, Aqualoucos e Waapa. Foi o coordenador dos projetos “Tela Brasil” e “Dar voz aos Jovens”, supervisionando a realização de mais de 50 filmes em periferias brasileiras. É sócio fundador da Social Docs, agência e produtora especializada em comunicação para empresas com responsabilidade social e terceiro setor, tendo clientes como ONU, Comitê Internacional da Cruz Vermelha, Instituto Votorantim, Fundação Coca-Cola e Visa. Já escreveu e dirigiu mais de 40 filmes sobre causas sociais pela Social Docs.
Sócio fundador da Social Docs, documentarista
Henry Grazinoli
Economista, com mestrado, doutorado e livre-docência em administração pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo, FEA/USP, especialização na Harvard Business School e Universidade de Bologna, Professora Associada do Departamento de Administração da FEA/USP, Coordenadora do Centro de Empreendedorismo Social e Administração do Terceiro Setor (CEATS), Vice-Coordenadora do Mestrado Profissional em Empreendedorismo da FEA/USP, Representante do Brasil no SEKN – Social Enterprise Knowledge Network. Coordenadora Pedagógica do MBA de Negócios Socioambientais do Instituto de Pesquisas Ecológicas (Ipê). Conselheira de empreendimentos socioambientais e negócios sociais no Brasil. Desenvolve projetos nos seguintes temas: gestão de pessoas, empreendedorismo social, responsabilidade social corporativa, negócios sociais e inovação social.
Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo
Graziella Comini
Mestra e doutora em Ecologia pela UFSCar. Tem especialização em Educação Ambiental pela USP e em Empreendedorismo Social pelo Youth Initiative Program (YIP-Suécia). Já atuou como consultora para incubação de negócios sociais e gestora de projetos sociais para o protagonismo jovem. Tem como propósito catalisar transformações positivas na nossa sociedade, por isso, suas paixões são a facilitação de processos, o Design Social Regenerativo e a Permacultura. Atualmente é co-gestora de comunidades, responsável pela área de expansão do Sistema B Brasil.
Sistema B
Ivy Frizo
Organização e facilitação
Viajante convicta, feminista, especialista em inovação social e apaixonada por comida. Hoje ela coordena a expansão do Amani Institute pelo Brasil e pela América Latina e, nos últimos dois anos, gerenciou o Programa Internacional de Gestão de Inovação Social. Conheceu o instituto porque fez parte de sua primeira turma no Brasil e, gostou tanto, que acabou ficando! Antes de facilitar e coordenar cursos no Amani foi responsável pela expansão internacional da Gastromotiva - uma organização social que usa a comida como ferramenta para inclusão social. É formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, tem especialização em Sociopsicologia pela FESP-SP e atualmente cursa o mestrado em Antropologia na UFPB. Antes de se aventurar no mundo social, trabalhou como recrutadora em grandes multinacionais, além de provar a indústria turística por um tempo.
Amani Institute
Stephanie Sacco
Fez o curso de Gestão em Inovação Social do Amani Institute no Quênia e, desde que regressou ao Brasil, há dois anos, mora em Manaus. Trabalha como consultora independente, apoiando processos de construção colaborativos voltados para soluções inovadoras que buscam mudar a realidade atual tornando-a mais justa e igualitária. É formada em Administração pelo Insper (SP). Acredita e se dedica à criação de um ecossistema inovador na Amazônia, capaz de atrelar desenvolvimento socioeconômico à conservação da biodiversidade.
Impact Hub Manaus
Flávia Cerruti
Apaixonada por sonhos, ideias e projetos que tem por propósito "mudar o mundo", trabalha conectando pessoas e oferecendo ferramentas para que seus negócios ganhem potencial. Co-empreende o Impact Hub Manaus e participa do projeto Banho do Bem e CISV Manaus. Formada em Jornalismo pela UFAM, desenvolveu suas habilidades e visão de mundo ao ser presidente da AIESEC Manaus, gerente de projetos sociais da AIESEC no Brasil, realizar intercâmbio em Uganda, fazer Guerreiros Sem Armas, empreender o Aldeia de Sonhos, ser curadora do Global Shapers Manaus, dentre outros.
Impact Hub Manaus
Juliana Teles
| INSCRIÇÃO
Esse é um chamado para pessoas que estão com vontade de viver uma experiência pessoalmente transformadora e de fazer algo para melhorar os problemas socioambientais da Amazônia.
VALOR DO CURSO: R$800 (ou R$720 à vista), podendo ser parcelado no cartão de crédito (parcelado em quantas vezes preferir, sujeito a juros do cartão) ou parcelado no boleto (em até 4x, sendo a última parcela em dezembro).
Os interessados deverão fazer a inscrição através do site, respondendo às questões feitas na ficha de inscrição. No caso de alta procura, as vagas serão preenchidas por ordem de pagamento.
PRÉ-INSCRIÇÃO
Datas importantes
-
4 a 6 de outubro de 2019: Imersão inicial com Amani Institute (4 out das 18h às 22h e 5 e 6 out abr das 9h às 18h)
-
15 de outubro de 2019: trabalho em grupo (das 18h às 22h)
-
21 e 22 de outubro de 2019: Diálogos Saudáveis - Comunicação Não Violenta (das 18h às 22h)
-
29 de outubro de 2019: trabalho em grupo (das 18h às 22h)
-
4 e 5 de novembro de 2019: O futuro (e o presente) da Amazônia (das 18h às 22h)
-
11 e 12 de novembro de 2019: Storytelling (das 18h às 22h)
-
18 e 19 de novembro de 2019: Ecossistema de Inovação Social (das 18h às 22h)
-
25 e 26 de novembro 2019: Mensuração e Avaliação de Impacto (das 18h às 22h)
-
3 de dezembro de 2019: trabalho em grupo (das 18h às 22h)
-
7 de dezembro de 2019: Reflexão final com Amani Institute (das 9h às 18h)